(62) 3996-3721 contato@webboard.com.br Rua 1126, 55, Sala 3 - Setor Marista

Ferramentas de Marketing Digital

Conhecer e escolher suas ferramentas de marketing digital pode ser uma etapa difícil para o seu negócio. Conheça as ferramentas que utilizamos na Webboard.

É importante dizer que esse artigo não tem como objetivo listar ferramentas que existem no mercado, mas sim aquelas que já testamos e de fato utilizamos em nosso dia-a-dia.

1 – Hospedagem de Sites

Já testamos muitas hospedagens de site aqui na agência. Atualmente, encontramos na hospedagem da Super Domínios o melhor custo-benefício.

Hospedagem da Super Domínios

As vantagens dessa hospedagem são:

  • Suporte rápido e em português;
  • Instalação e configuração do SSL nativo e gratuito;
  • Facilidade de contratação;
  • Fácil instalação de CMS’s como o WordPress e de ferramentas de e-commerce;
  • O valor com desconto na assinatura anual está entre os mais baratos do mercado.

Link: Clique aqui e contrate a Super Domínios

2 – CRM’s

CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management, traduzindo, Gerenciador de Relacionamento com o Cliente. Trata-se, portanto, de um sistema capaz de armazenar e compartilhar contatos e as informações necessárias para atendimento ao seu cliente. Entre as ferramentas de marketing digital, é sem dúvida a mais importante.

Os novos CRM’s, no entanto, vão muito além dessas funções básicas, e devem ser capazes de integrar seus canais abertos de comunicação em uma única plataforma. Além disso, são muito úteis para criação de modelos de e-mails e pipelines (etapas de processos de venda ou prospecção), às quais sua equipe comercial deve se atentar na qualificação de leads.

Não dá nem para mensurar quanto tempo perdemos (ou investimos?) procurando as melhores soluções de CRM para uso em nossa agência e em clientes.

Talvez essa seja a ferramenta mais difícil de ser escolhida, porque dela depende uma série de integrações que serão feitas em seu site e em suas ferramentas de comunicação, como ferramentas de disparo de e-mails em massa, por exemplo.

Por encontrar muitas dificuldades nessa escolha, muitas vezes optamos por planilhas, o que pode até resolver quando você trabalha sozinho, mas definitivamente quando os negócios tomam maiores proporções, ou é preciso trabalhar em equipe com diferentes níveis de acesso às informações, um CRM se torna indispensável.

O que você deve avaliar na escolha de um CRM: a possibilidade de integração com ferramentas de disparo de e-mails em massa, integração com  formulários de contato e chat online no seu site, ferramentas de opt-in (subscrição de e-mail pelo usuário) e principalmente sua usabilidade, já que sua equipe sempre vai resistir ao trabalhar com sistemas.

Em resumo, um bom CRM vai poupar MUITO do seu tempo, e evitar que sua plataforma digital seja um emaranhado de integrações complexas.

Moskit CRM

Um CRM nacional que gostamos e utilizamos é o Moskit. Apesar de não ser focado em automação, é um bom CRM para funis de alta interação humana, que utilizam modelos comunicacionais.

Nele é possível elaborar seu funil de marketing e vendas para padronizar seu atendimento. Outra vantagem interessante desse CRM é que os modelos comunicacionais podem ser utilizados em WhatsApp. É um dos poucos com essa função.

O Moskit não é voltado para disparos de e-mail em massa, mas possui integração nativa com MailChimp, um software gratuito que permite criar automações interessantes.

Vantagens:

  • Software brasileiro
  • Preço: atualmente custa apenas R$ 59,00 por usuário/mês
  • Boa estrutura de análise de métricas

Clique aqui e conheça todas as funcionalidades do Mokskit

Hubspot CRM

O CRM da HubSpot nos encantou completamente! Resistimos muito em trabalhar com ele porque seu preço não é barato, embora para as funcionalidades básicas ele é gratuito. Porém as funcionalidades pagas compensam, e muito. Hoje, é o CRM que utilizamos em nossa agência, e também implementamos para nossos clientes sempre que possível.

As vantagens desse CRM são:

  • Ferramentas de chat online, formulários de cadastro e formulários de contato muito fáceis de serem implementadas em seu site;
  • Integração com anúncios de geração de cadastros no Facebook;
  • Criação de modelos de e-mails;
  • Integração com Gmail, que permite utilizar o CRM na função gratuita por bastante tempo.

Desvantagens

  • A única desvantagem do HubSpot, em nossa opinião, é o preço. Ele não é nada barato! A versão de entrada custa cerca de U$25 por usuário/mês. Apesar disso, seu plano gratuito permite a distribuição de leads como nenhum outro.

Clique aqui e conheça todas as funcionalidades do HubSpot

3 – Email Marketing

A ferramenta que utilizamos e recomendamos é o Mailchimp, a mais popular, e hoje com funções de automação na versão gratuita.

Mailchimp

As vantagens dessa hospedagem são:
– Integrações com sites, redes sociais, enfim, a ferramenta de e-mail com a maior quantidade de integrações que encontramos.
DICA: quando utilizar o CRM na função gratuita, integre seus leads gerados no facebook tanto no mailchimp quanto no CRM. Assim, você utiliza o mailchimp para automações, e a partir das interações por e-mail, controla os leads no CRM

Link: Clique aqui e tenha acesso ao Mailchimp

4 – Conclusão

Dentre as diversas ferramentas que existem citamos aqui as que mais utilizamos.

Escolher suas ferramentas de marketing digital não é tarefa fácil! Acreditamos que muito dessa dificuldade se deve ao fato de que impera o mito de que é possível fazer marketing digital “do nada”. Considere que, como qualquer outra frente de trabalho, é preciso ter recursos para fazer um bom trabalho. Investimento nas ferramentas certas, você poupará meses, talvez anos do seu trabalho.

Bom trabalho e até logo!